segunda-feira, 12 de abril de 2010

Texto da Prova - 6ª Séries: Tecnologia na Produção de Mapas

De Profº Bruno Lima Emidio

A Geografia, de acordo com o Geógrafo Yves Lacoste, "serve antes para a guerra", e a ciência conforme o tempo passou esta se desenvolveu, deixou os campos de batalha e ganhou a sociedade. Abaixo algumas citações a respeito da evolução da tecnologia da produção de mapas e outros produtos:

Eric Hobsbawn (Livro Era do Capital)
"O mundo em 1875 era portanto mais conhecido do que nunca fora antes. Mesmo em nível nacional, mapas detalhados (a maior parte iniciados por razões militares) podiam ser agora encontrados na maioria dos países desenvolvidos: a publicação do empreendimento pioneiro neste setor, os mapas da Inglaterra da Ordnance Survey – mas não ainda da Escócia e Irlanda – tinha sido completada em 1862. Porém, mais importante que o mero conhecimento, as mais remotas partes do mundo estavam agora começando a ser interligadas por meios de comunicação que não tinham precedentes pela regularidade, pela capacidade de transportar vastas quantidades de mercadorias e número de pessoas e, acima de tudo, pela velocidade: a estrada de ferro, o barco a vapor, o telégrafo."

Revista Ciência Hoje - Reportagem "A Amazônia - Mar/06"
"Outra forma de avaliar a incidência de queimadas na Amazônia é através da medição, por satélite, do número de focos de incêndios. O Inpe realiza esse levantamento, utilizando imagens captadas por satélites da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), dos Estados Unidos. Os dados sobre esses focos, entre 1999 e 2005, revelam que sua quantidade permaneceu em torno de 120 mil em 2000 e 2001, mas subiu em 2005 para cerca de 225 mil, o que representa um aumento muito elevado – de mais de 50% – no número de incêndios nos últimos anos."

Mundo Geo (http://www.mundogeo.com.br/noticias-diarias.php?id_noticia=3219):

"O satélite QuickBird tem sido amplamente utilizado pela coalizão anglo-americana na guerra contra o Iraque, para reproduzir imagens de alta resolução de país de Saddam Hussein."

"Através da análise dessas imagens é possível identificar, localizar e monitorar todos os componentes do cenário de mobilização da força resistente, tais como tanques, barricadas, artilharia antiaérea e deslocamento de tropas, permitindo um melhor planejamento de ataque. Para Luis Leonardi, diretor da Intersat, a possibilidade de planejar forças e possíveis combates através do conhecimento preciso do posicionamento do inimigo faz do QuickBird uma das "armas" mais poderosas desta guerra."

"Pois assim é possível estabelecer um melhor uso dos recursos e dos instrumentos de ataque, combinando o uso dessas forças para que se atinja o resultado esperado com o mínimo de perdas, comenta Leonardi. O QuickBird possui resolução espacial de 60 centímetros, permitindo medições de ruas, contorno de edificações e até mesmo classificação de ocupação urbana."

"O satélite também é capaz de monitorar degradações ambientais, como desmatamentos e queimadas, além de levantar rapidamente grandes áreas, devido a sua grande capacidade de gravação a bordo. Em tempos de guerra, as imagens desse satélite são muito utilizadas para acompanhar a movimentação da força inimiga, sendo que ainda é possível visualizar áreas de produção de armamento, sistemas de transporte, bases navais e aéreas, forças de terra, mísseis, áreas de concentração de armamentos, quartéis generais, vilas militares, áreas de logística e operacionais."

Luiz Martins (GPS e Agricultura)

"As aplicações baseadas no GPS de agricultura de precisão estão sendo usadas para o planejamento de plantio, mapeamento em campo, amostragem de solo, direcionamento do trator, inspeção da colheita, tempos variáveis de aplicação e o mapeamento da produção. O GPS permite aos agricultores trabalharem durante condições de baixa visibilidade do campo, como chuva, poeira, névoa, e escuridão."

"No passado, era difícil para os agricultores correlacionar técnicas de produção e os resultados da colheita com as variações da terra. Isso limitava suas habilidades para desenvolver estratégias mais efetivas de gerencia do solo/planta que pudesse aumentar suas produções. Hoje em dia, a aplicação mais precisa de pesticidas, herbicidas e fertilizantes e um melhor controle da dispersão destas substâncias químicas são possíveis através da agricultura de precisão, consequentemente reduzindo despesas, produzindo um rendimento mais alto e criando uma fazenda ambientalmente mais amigável."

"A agricultura de precisão está mudando o modo como os agricultores e os empresários agrícolas estão visualizando a terra da qual retiram seus lucros.
"

Em todos estes casos podemos observar como a Geografia ganhou importância, e seus usos foram diversificados. Da guerra à proteção ambiental, houveram evoluções das simples observações de campo para poderosos satélites de imageamento, e monitoramento.

2 comentários:

  1. oi professor é a THAINA C. da 6a,é pra copiar o texto ou só ler?!!

    ResponderExcluir
  2. ola professor Bhreno eu achei o seu blog muito legal,mas o que eu quero nao tem ta mexe no seu blog um pouco por que ai eu acho que nao tem o que eu quero tchau professor Bhreno da escola eu nao sei qual

    ResponderExcluir