Nesta última sexta-feira, dia 27 de novembro, se reuniram alunos, professores e equipe de gestão da E.E. Profª Alcina Moraes Salles, na Sala 1 da escola para um importante debate com alunos formandos da FATEC de Jacareí para debater a Crise Hídrica do Vale do Paraíba, com professores e alunos do Grupo de Estudos de Sensoriamento Remoto da escola.
O debate organizado na Escola Estadual "Professora Alcina Moraes Salles", nesta última sexta-feira (27), para debater a "Crise Hídrica do Vale do Paraíba", foi organizado pelos professores do Grupo de Estudos de Sensoriamento Remoto (Bruno - Geografia; e Paula - Ciências/Química) e pelas professoras da Sala de Leitura (Clarice e Claudete), contando com inestimável apoio da professora Débora Abud. Para este evento foram convidados os professores Dirceu Pontes e Ronaldo dos Santos, formandos da Faculdade de Tecnologia de Jacareí.
Compuseram a mesa de debates Dirceu e Ronaldo (FATEC), professores Bruno e Paula (Alcina), e dos alunos Jhonatan Ponciano, Maria Alexandra e Wesley Santos (Grupo de Estudos de Sensoriamento Remoto - Alcina). Neste debate alunos dos 3º, 2º e 1º anos do Ensino Médio participaram do debate, contribuindo com perguntas aos membros da mesa.
Várias foram as colocações feitas sobre a crise hídrica no Vale do Paraíba, mostrando vídeos e apresentando dados, alertando sobre os problemas da transposição das águas do Rio Paraíba do Sul, a partir da Represa do Jaguari, para o Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo. Dentre os problemas estiveram colocadas questões sobre a preservação das águas, crescimento demográfico e da demanda por água no Vale do Paraíba e das Regiões Metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, bem como na influência econômica na tomada de decisões políticas sobre a água.
A palestra teve cerca de duas horas de duração, demarcando importantes enlaces de trocas de conhecimento entre nossa escola e a FATEC. Em breve será disponibilizado o Banco de Dados do software SPRING sobre a crise hídrica no Vale do Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário