A beleza peculiar do litoral e o charme de suas cidades costeiras fazem da Noruega um local procurado por muitos turistas, originários principalmente de países da Europa e América do Norte. Formado por um relevo composto por montanhas, fiordes e geleiras, o país oferece diversas opções de lazer, como passeios de barco e prática de esqui. Nas cidades, a atração fica por conta do aspecto arquitetônico, com imponentes construções antigas, muitas delas erguidas durante o período medieval.
Com esse perfil, a Noruega possui hoje uma desenvolvida estrutura turística, composta por uma rede de mais de mil hotéis espalhados por todas as regiões do país. Segundo dados oficiais, o setor de hotéis e restaurantes da Noruega faturou cerca de US$ 2,7 bilhões em 2001, valor que representou no ano 1,4% do PIB. No mesmo ano, do total de turistas estrangeiros, cerca de 60% vieram da Alemanha, Dinamarca, Suécia, Reino Unido e Holanda.
Para organizar a rede de hospedagem do país, o governo norueguês conta com a Comissão Norueguesa de Turismo, fundação estabelecida desde 1984 e que opera em todo o território nacional. O principal objetivo do conselho é estimular a competitividade das agências de turismo locais e contribuir para ampliar o número de turistas que visitam todo o ano a Noruega.
Uma das principais atrações naturais do país são os fiordes — extensos e estreitos braços de mar que avançam quilômetros pelo continente. Eles se formaram durante a última era glacial, quando o derretimento das geleiras abriu fendas entre as montanhas, que depois foram invadidas pelas águas dos oceanos. Formações geológicas semelhantes aos fiordes são encontradas também no Chile, Antártida e Nova Zelândia.
Outra maravilha que a Noruega reserva aos turistas é o Sol da meia-noite. No verão, no norte do país, o Sol nunca se põe, ganhando às vezes uma cor alaranjada de pôr-do-sol. Na região do Ártico, ocorre também o fenômeno conhecido como aurora boreal - uma luz difusa no céu, com faixas e arcos brilhantes e coloridos, produzida quando partículas emitidas pelo Sol são capturadas pelo campo magnético da Terra e reagem com a atmosfera do planeta.
Fonte: http://www.noruega.org.br/travel/why/Meia+Noite.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário