Geotrunfo, por Profº Bruno Lima Emidio
Em alguns websites especializados em estatística e geografia pude observar vários exercícios envolvendo tabelas e dados, que alunos podem fazer observando a vizinhança, coletando e tratando dados, e transformando em informação. Tratamento este, que é indispensável para que os alunos apreendam como são feitos os trabalhos de geógrafos e estatísticos, e para que possam aplicá-los em situações simples do cotidiano, como na leitura de jornais, e na percepção do mundo, e do trabalho que os cercam.
Para fazer o ensino, um pouco mais divertido, aqui estão dispostas a forma de como construir um GEOTRUNFO, brincadeira inspirada nos CARDS que alunos, e mesmo professores como eu, costumam, ou costumavam jogar no intervalo, ou no ônibus da faculdade. Vejam o passo-a-passo:
Material para uso:
- Cartolina
- Papel Contact
- Folha Sulfite
- Cola
1º Conseguir os dados: É necessário fazer uma pesquisa daquilo que você propôs como tema. Eu usei a temática da Copa do Mundo de 2010, então pesquisei todos os dados referentes ao tema, tais como "títulos", "copas que participou", e "eliminações na primeira fase"
2º Organizar uma tabela: Após conseguir estes dados é importante sistematizá-los, ou seja, atribuir ordem, para depois organizá-los em um card.
3º Confeccionar os CARDS: Para confecção, é necessário diagramar o CARD do tamanho de uma carta de baralho, ou mesmo, da metade de uma carta de baralho. Após imprimir o modelo do card, é preciso colar a impressão na cartolina, e depois passar o papel contact por cima, para dar um aspecto mais bonito, e facilitar a limpeza do mesmo.
4º Usar em atividades a sua escolha: Use-os a vontade, mostrando como comparar os CARDS e os dados neles representados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário